Após entregar o trabalho chega-se um outro momento de grande importância e que pode, de certa forma, gerar certa ansiedade. Portanto, parabéns por chegar até aqui, segue algumas observadas ao longo das bancas que já participei. Espero colaborar para que este momento final seja realizado com bastante sucesso.

Conteúdo da apresentação

O que colocar na apresentação? Muita gente confunde este momento e começa a explicar diversos conceitos, dando uma verdadeira aula sobre o assunto tratado na pesquisa. Na verdade, o tempo utilizado com o referencial teórico e os conceitos utilizados deve ser o menor possível. A ideia é explicar brevemente os conceitos essenciais, e que possam gerar dúvida, além de mostrar um quadro com os principais assuntos tratados e os principais autores utilizados. Geralmente gasta-se um slide com a apresentação do problema de pesquisa e justificativa, um slide com os objetivos e dois slides com o referencial teórico. Claro que existe muita flexibilidade neste número e esta é apenas uma inicial.

Formato da apresentação

Deve-se trabalhar com tópicos estruturados, evitar ao máximo colocar blocos de texto no slide, caso contrário em algum momento corre-se o risco de ficar lendo o slide o que não deixa a apresentação interessante.

Após a apresentação da proposta de pesquisa e das bases teóricas, chega-se a parte mais importante, que trata do que foi feito de fato. O apresentador deve então prosseguir para a metodologia, apresentando dados quantitativos e qualitativos sobre o processo da pesquisa, por exemplo, quantos entrevistados, tamanho do corpus etc. conforme o projeto.

A conclusão deve-se discutir os principais resultados e as também as contribuições de destaque da pesquisa. É um momento que o apresentador pode tecer comentários pessoais com mais liberdade e até propor continuação de pesquisas futuras.

Postura do apresentador

Um item importante é demonstrar segurança e domínio do conteúdo, principalmente em relação ao referencial teórico. Lembre-se que nosso corpo transmite muita informação não verbal. Se realiza uma apresentação cansado ou sem dormir direito, provavelmente nossa plateia captará seu cansaço ou sonolência o que resultaria em uma apresentação cansativa ou sonolência. Portanto é importante que utilize uma fala tranquila e em um tom de voz adequado.

Pensando de forma prática, em uma defesa para a banca, os professores avaliadores já leram seu trabalho. A apresentação é um elemento na qual o apresentador deve focar em pontos de destaque na realização do trabalho. O tempo ideal, salvo orientação contrária, seria uma apresentação em torno de 15 minutos.

Lembre-se mostrar segurança é muito importante, em alguns casos são apresentações de defesa e como o próprio nome disse você está defendendo o que foi feito. Não demonstra muito segurança realizar perguntas a banca sobre o trabalho, como por exemplo, ” você acha que deveria ter usado o método X no lugar do Y “, afinal trata-se de uma defesa.

Caso esteja previsto, esteja com seu trabalho impresso disponível para consulta, facilitando responder questões que por ventura sejam realizadas pela banca. Um ponto importante é numerar os slides de sua apresentação, facilitando a retomada de algum ponto apresentado.

Finalmente, desejo sucesso com sua apresentação.

Dica final: Que tal um utilizar um apresentador sem fio em sua apresentação? Selecionei este por menos de 30 reais: Apresentador sem fio na Bangood


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *