Existem livros que são clássicos de cada disciplina na Ciência da Computação. Por exemplo, em banco de dados temos o Sistemas de Banco de Dados do Elmasri e Navathe, em Engenharia de Software temos o Somerville, em Compiladores o famoso livro do “dragão“. Na Inteligência Artificial temos o livro Inteligência Artificial uma abordagem moderna, que apesar de clássico, estava defasado em sua 3ª edição devido aos avanços rápidos da Inteligência Artificial nos últimos anos.

Capa da nova edição Global

Felizmente seus autores estavam atentos a isto e trabalharam em uma reformulação deste clássico. A 4ª edição está com custo alto e ainda não tem a tradução disponível para o português, entretanto conforme os próprios autores, 25% do material da edição é novo sendo que os outros 75% foi revisada e atualizada. Também 22% das citações desta edição são de trabalhos publicados depois de 2010, que foi o ano da última edição.

A computação evolui em seu hardware dando suporte maior a sistemas distribuídos o que foi essencial para executar e aprimorar as técnicas das redes neurais, assunto anteriormente pouco explorado no livro. Também uma maior quantidade de dados para utilização em algoritmos de aprendizado encontra-se disponível. A nova versão explora e foca mais no aspecto da aprendizado de máquina.

Os assuntos de aprendizado profundo (deep learning), programação probabilística e sistemas multiagentes também receberam cada um, um capítulo exclusivo. Sendo que a cobertura da compreensão da linguagem natural, robótica e visão computacional foi revisada para refletir o impacto do aprendizado profundo.

Por fim os autores trabalharam acrescentando temas como o impacto da IA ​​na sociedade e as questões vitais de ética, justiça, confiança e segurança.

A versão global (maio/2021)

E a versão original (agosto/2020)

Para mais sugestões de livros sobre Inteligência Artificial, acesse:

Melhores livros para iniciar os estudos em Inteligência Artificial


1 comentário

Melhores livros para iniciar os estudos em Inteligência Artificial ⋆ prof. Luiz Maia. · 27 de outubro de 2021 às 08:53

[…] O livro está com uma nova edição, de maio de 2021! Veja a análise do que mudou neste post: Nova edição (4ª) de um livro clássico: Artificial Intelligence: A Modern Approach […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.