Livros Clássicos de Inteligência Artificial.

Este texto tem como objetivo apresentar algumas sugestões de leitura para pessoas que queiram iniciar os estudos de Inteligência Artificial por meio de livros. Tenho lecionado a disciplina a alguns anos e existe um conteúdo que considero como Clássico e um conteúdo que considero mais Prático.

Os livros clássicos indicados abaixo são os principais livros adotados pela disciplina de Inteligência Artificial em todo o mundo.

Já a seção de livros práticos indica livros para quem quer colocar a mão na massa rapidamente e desenvolver aplicações ou solucionar problemas que envolvam técnicas de Inteligência Artificial.

Os Clássicos!

Inteligência Artificial: uma abordagem moderna, 2013 2021.
por Peter Peter Norvig
https://amzn.to/39hGVod

Este livro é sem dúvida o mais utilizado como livro texto nas disciplinas de Inteligência Artificial nas universidades do mundo inteiro. Por isto mesmo ele tem uma grande comunidade on-line que desenvolvem os algoritmos do livro e os mantém no github (https://github.com/aimacode). Neste endereço é possível encontrar as implementações em Java ou em Python.

O livro é fundamental para quem deseja construir uma base sólida de Inteligência Artificial, entretanto para quem já iniciou na área, ou já tenha feito a disciplina na graduação, ele pode não contribuir muito devido a não apresentar as mais recentes técnicas da área. O livro está com uma nova edição, de maio de 2021! Veja a análise do que mudou neste post: Nova edição (4ª) de um livro clássico: Artificial Intelligence: A Modern Approach Clássico!

Inteligência artificial, 2013
por George Luger
https://amzn.to/3lb6f1F

Este é também outro livro texto muito utilizado na disciplina de Inteligência Artificial nas universidades, com uma abordagem mais atualizada o livro tem se consolidado também como relevante. Aborda a I.A. clássica como, história da Inteligência Artificial, problemas de representação e busca, representação do conhecimento, aprendizado de máquina e até mesmo tópicos como processamento de linguagem natural. O livro tem um conteúdo maior que o anterior em relação a Aprendizagem de Máquina, mas deixa temas como Teoria de Agentes de fora.

Livros descrevem de forma mais aplicada as técnicas de I.A.

Os livros práticos:

Mãos à Obra: Aprendizado de Máquina com Scikit-Learn & TensorFlow, 2019.
por Aurélien Géron
https://amzn.to/3fByPb6

Quer ir direto ao ponto de uma maneira bem prática? Este livro é o caminho para quem quer aprender I.A. utilizando a framework Scikit-Learn. Esta framework em Python cobre as principais técnicas de I.A. e tem bastante aplicabilidade em diversos problemas do mundo real. O requisito aqui é conhecer o básico da programação nesta linguagem.

Problemas Clássicos De Ciência Da Computação Com Python, 2019.
por David Kopec
https://amzn.to/37asC2j

Gosta de conhecer os problemas que inspiram os cientistas da computação e rendem ótimas discussões até hoje? Neste livro Kopec apresenta a solução em Python de problemas como NQueens, Caixeiro Viajante, Quebra cabeça de 8 peças entre outros com bastante didática em uma linguagem simples.

Data Science do Zero: Primeiras Regras com o Python, 2016.
por Joel Grus
https://amzn.to/3q3pJJ0

Se seu caminho é utilizar a Inteligência artificial como ferramenta para a mineração de dados e pretende utilizar a linguagem Python para isto, esta é sem dúvida a melhor indicação. O foco aqui é bem focado na Ciência de Dados com uma abordagem passo a passo no desenvolvimento de pequenos blocos de códigos em Python.

Como sugestão final, um livro que junta o primeiro grupo (clássico) com o segundo grupo (prática) mas com o foco total na Aprendizagem de máquina é o Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina por André Carlos Ponce de Leon Ferreira Carvalho Et Al.. O Livro ganho prêmio Jabuti em 2012 e também dá exemplos da aplicação da linguagem de máquina em problemas do mundo real como monitoramento da qualidade da água, prevenção de incêndios, detecção e localização de falhas em linhas de transmissão, reconhecimento de imagens entre outros…

Bons estudos!


1 comentário

Nova edição (4ª) de um livro clássico: Artificial Intelligence: A Modern Approach ⋆ prof. Luiz Maia. · 27 de outubro de 2021 às 08:49

[…] Melhores livros para iniciar os estudos em Inteligência Artificial […]

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.