O Aquário

Sempre gostei de aquários, mas tinha bastante tempo que não me aventurava em montar um. O aquarismo cresceu muito desde a última vez que tive contato com o tema. As informações são abundantes sobre o tema na Internet e a lista de cuidados com estes pets também cresceu proporcionalmente.

Este artigo tem como objetivo compartilhar informações sobre a construção de um aquário inteligente. Já existem diversos projetos utilizando Arduino descritos, entretanto, encontrei poucos com a conectividade e recursos que pensei de fato para o aquário.

Fazer o projeto de um aquário inteligente, que seja ligado na Internet das Coisas, seria bem mais simples se não fosse o fato de tudo que envolve o Aquário por si só, quero dizer que, construir um aquário é complexo mesmo que ele não seja inteligente ou conectado.

O primeiro passo, escolher o aquário, já é bastante complicado, e pelas informações que li percebe-se que deve-se evitar aquários pequenos. O mínimo de 30 litros é senso comum no meio. Os peixinhos precisam de espaço.

Além disto o Aquário precisa de um sistema filtrante. Existe três tipos básicos: sistema submerso, externo, hangon e canister. O sistema hang on parece ser o mais comum para iniciantes e pequenos aquários.

Veja algumas opções:

Além disto temos aquários de vidros e os de acrílico. As vantagens do de vidro seria uma melhor transparência e resistência a riscos. Já o acrílico é mais resistentes a quebra e permite formas como curvas, por exemplo.

Fui na contra mão das indicações, mesmo sabendo de tudo acima, gostei desta Aquário de acrílico que vem com um sistema de filtragem bem interessante e uma iluminação de led legal. O valor é elevado mas se aproxima de um aquário de vidro com todos estes elementos comprados a parte. Iluminação Led, sistema de filtragem e o vidro do aquário saem em média de 200 reais cada e de certa forma não são pensados como conjunto.

O modelo que escolhi está disponível na Amazon:

Já estou com o aquário a algum tempo e digo que ele atende perfeitamente, com um sistema de filtragem bem interessante e super silencioso, já integrado com um pequeno sistema de oxigenação além das luzes em led.

Sistema de ar comprimido

Os compressores de aquário servem para oxigenar a água de seu aquário, alguns chamam de “oxigenador”. Trata-se de um motor externo e não muito silencioso aonde uma mangueira de silicone é acoplada e por meio de um difusor, como uma pedra porosa, ele irá soltar ar para oxigenar a água de seu aquário.

O aquário da Boyu acima já vem com um sistema que garante a movimentação da água, entretanto como quis colocar enfeites com bolhas no aquário foi necessário aprimorar o sistema.

Lista de produtos para manutenção do aquário

Como disse as informações sobre aquarismo cresceram muito e hoje temos, por exemplo, diversos canais no YouTube somente sobre o assunto. Este não é o objetivo da Informação deste artigo, mas um procedimento comum hoje é realizar a ciclagem do aquário antes de colocar os peixes. Este procedimento garante que haverá uma população de bactérias nitrificantes que darão conta da Amônia produzida pelos peixes e restos de alimentos quando estes estiverem presentes. Trata-se do ciclo do Nitrogênio ou ciclo do Azoto.

kit manutenção aquário
meu kit de manutenção

Portanto além de um lugar com boa oxigenação, sistema de filtragem adequado, TPA sendo realizado semanalmente é interessante manter a água adequada e realizar alguns testes de segurança.

Ração para peixes

Existem uma variedade de alimentos para os peixes, muito até por espécies… e até iscas vivas que envolvem criação de besouro do amendoim entre outras guloseimas. Esta sugestão para começar:

Anti-Cloro

O anti-cloro deve ser misturado com a água da torneira e aguardar o prazo estabelecido da bula para fazer efeito e deixar a água adequada aos pequenos pets.

Teste de Amônia Tóxica

Entre os inúmeros testes disponíveis para a água de seu aquário, temos o teste da Amônia Tóxica e o teste de PH, este último que será feito de forma automática pelo nosso sistema eletrônico.

Outros produtos

Pessoal, como disse este é apenas um pequeno resumo do básico do básico sobre Aquário e sua cultura. É importante procurar informações de lojas especializadas e da comunidade de aquaristas. Tudo é um aprendizado e como disse são muitas as informações disponíveis. Abaixo lista de outros testes para a água de seu aquário que são bem comuns.

Lista de enfeites para o aquário

Sobre enfeites de aquário, a dica que parece ser bem aceita é “faça conforme seu gosto pessoal “. Abaixo alguns que comprei no Aliexpress:

Lista de componentes para a eletrônica

Para o módulo inteligente,

Este artigo está em construção e o projeto envolve várias etapas e que irei atualizando este artigo com as informações e resultados a medida que for implementado os itens inteligentes.

Como microcontrolador optei pela escolha do Esp32 pela sua característica de conectividade fácil como Wi-Fi e Bluetooth. Utilizarei uma placa de desenvolvimento que já vem com display Oled integrado fabricado pela TTGO.

TTGO T-Display (ESP32)

Termostato Aquecedor

Mesmo que se utilize um controle da temperatura pelo software no futuro, necessitamos de uma resistência para aquecer a água. De fato o valor do termostato com aquecedor abaixo é pequeno e mais interessante do que soluções alternativas como uso de resistências de chuveiro, resistor, ou mesmo aquecedores de aquário.

Sensor de PH não recarregável

Este sensor aparece em muitos projetos, muitos com Arduino, ele não tem uso simples e requer alguns cuidados que irei detalhar em breve. Além disto requer uma calibração adequada para um funcionamento ideal.

Sensor analógico de TDS

TDS é sigla em inglês para sólidos totais dissolvidos, ou seja, este sensor mede a quantidade de substâncias dissolvidas na água, em ppm (partículas por milhão).

Este sensor será utilizado em nosso projeto eletrônico único.

Atualmente em relação a aquário ele é comercializado em formato de caneta e tem uso principal em aquários marinhos. Como o exemplo abaixo:

MicroServo 9G

Este pequeno motor será utilizado para criar o alimentador automático.

Exemplo comercial:

Modulo de Relé

Aquário inteligente
Produtos comerciais:

Exemplo 1:

Exemplo 2:


3 comentários

Guilherme · 10 de agosto de 2022 às 07:25

Luiz, como você fez a parte da iluminação? Pergunto isso, porque o aquário com esta luminária ao conectar a energia ela não fica ligada.

    Luiz Maia · 26 de junho de 2023 às 15:12

    Olá,
    Na época eu fiz uma adaptação, abrindo a caixa de energia. Entretanto hoje uso sem a adaptação, e tem funcionado. Acredito que ele guarda o último estado na memória.
    abraço,

Alessandro · 12 de novembro de 2022 às 19:04

Ola vc tem esse projeto vc vende

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.