A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) premiou, na quinta-feira (24/5), quatro estudos que analisaram o desempenho do Portal de Periódicos.

Os vencedores do 1º Prêmio Portal de Periódicos foram Gláucio Ary Dillon Soares (categoria pesquisador-docente), Noboru Jo Sakabe (categoria estudante de doutorado), João de Melo Maricato (categoria bibliotecário) e Luiz Cláudio Gomes Maia (categoria estudante de mestrado). Cada premiado recebeu R$ 3 mil. A homenagem foi em Brasília, na sede do Ministério da Educação.
Presidente da Capes Jorge Guimarães
entrega prêmio ao prof. Luiz Maia.

Luiz Cláudio Gomes Maia entrevistou 150 professores e pesquisadores de oito áreas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para descobrir hábitos e formas de utilização do Portal de Periódicos. Do total de entrevistados, 55% revelaram obter total sucesso na busca por documentos científicos e apenas 7,7% informaram que obtêm sucesso na pesquisa raramente ou que não obtêm.

“Antes, estávamos condenados a um atraso permanente. Muitas pesquisas não podiam ser realizadas porque não tínhamos acesso às últimas descobertas. O Portal de Periódicos mudou isso”, disse Gláucio Soares, professor do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj).
O vencedor na categoria pesquisador-docente analisou o uso do portal em sociologia e ciência política. Constatou que, graças ao serviço, o aluno ou pesquisador de uma universidade menor tem o mesmo acesso à informação científica de estudantes de universidades norte-americanas.
“A ponte existe, a informação está disponível, mas é pouco usada por algumas áreas. No caso das ciências humanas há resistência”, afirmou Soares, que doou o valor do prêmio a uma escola primária próxima a Arcoverde, em Pernambuco.
A cerimonio ocorreu no
Ministério da Educação em  Brasilia.

O trabalho de João Maricato, bibliotecário da Universidade Estadual Paulista (Unesp), identificou que, no período de 1995 a 2005, praticamente todos os estados brasileiros aumentaram substancialmente o número de artigos publicados. No período entre 2001 e 2005 houve um crescimento de 54%. “O aumento de produtividade extraordinário ocorreu a partir do ano 2000, data de implantação do Portal de Periódicos”, disse.

Em sua origem, o Portal de Periódicos da Capes contou com o trabalho realizado pelo Programa Biblioteca Eletrônica (ProBE), da FAPESP, desde 1995.
Noboru Jo Sakabe, aluno de doutorado da Universidade de São Paulo (USP), também concluiu que o Portal tem contribuído para reduzir as diferenças regionais, possibilitando melhoria da produção de conhecimento.
“Os trabalhos identificaram dificuldades de uso do Portal, fornecendo subsídios para implantação de melhorias, e também apresentaram o que está dando certo”, disse Elenara Chaves, coordenadora do Portal de Periódicos da Capes.
Mais informações: www.capes.gov.br Fonte: Agência FAPESP
Categorias: Prêmios

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.