A conceituada revista AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento da UFPR publicou o artigo “O IMPACTO DA ENGENHARIA SOCIAL NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Uma abordagem orientada à gestão corporativa” de autoria dos professores João Aramuni e Luiz Cláudio Gomes Maia.

Este artigo apresenta uma abordagem sobre o impacto da chamada ‘engenharia social’ na segurança da informação corporativa. O período de convergência tecnológica da atual sociedade da informação tem forçado organizações a estarem mais dependentes da informação. Neste contexto, a engenharia social tende a crescer e constituir-se numa das principais ameaças aos sistemas de segurança das grandes corporações. Isso se justifica no fato de que o valor de mercado da organização pode ser drasticamente afetado se as informações utilizadas para tomada de decisão não tiverem sua integridade garantida. Este estudo contribui com o preenchimento de uma lacuna teórica na compreensão da relação entre engenharia social e segurança da informação. Na perspectiva aplicada, a pesquisa oferece contribuições para as organizações quanto à identificação de vulnerabilidades da informação e à compreensão das ações praticadas para obter e quebrar o valor da informação através de fatores humanos comportamentais.

ARAMUNI, João; MAIA, Luiz Cláudio. O IMPACTO DA ENGENHARIA SOCIAL NA SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO: Uma abordagem orientada à gestão corporativa. AtoZ: novas práticas em informação e conhecimento, v. 7, n. 2, 2019.

https://revistas.ufpr.br/atoz/article/view/64640

DOI: http://dx.doi.org/10.5380/atoz.v7i2.64640


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.