Segurança no mundo das criptomoedas é um componente básico para quem quer se envolver com o mesmo. A grande maioria das criptomoedas utilizam o esquema de chaves públicas e privadas. Sendo que para “movimentar” o valor é necessário ter conhecimento da chave privada. Portanto proteger a chave privada de sua carteira de moedas é essencial.

O uso de uma carteira física para armazenar a chave privada é considerada uma solução interessante para aumentar a proteção de sua chave privada.

A ideia é que a chave privada fica no dispositivo, e que qualquer movimentação a pessoa deverá conectar o dispositivo ao computador e confirmar por meio de seus botões. Isto faz com que a chave privada de sua carteira virtual não saia do dispositivo.

Existem diversas soluções comerciais que oferecem este tipo de solução como a Trezor e a Ledger. Cada fabricante com diversos modelos conforme a necessidade.

Este artigo apresenta para fins educacionais a construção de uma carteira utilizando o software PiTrezor que é uma variação do software open source Trezor (https://github.com/trezor) . A Trezor foi lançada em 2014 pela empresa SatoshiLabs, da República Tcheca.

Não é recomendável o uso de carteiras DIY como esta descrita aqui devido que a mesma apresenta menos segurança que as carteiras comerciais/originais. Use as informações por sua conta e risco.

Apresento o resultado final da carteira na figura abaixo:

Carteira de moedas digitais utilizando Raspberry Pi e software PiTrezor

Para realizar a montagem você vai precisar dos seguintes componentes:

Raspberry Pi Zero ou no aliexpress

OLED Display SH1106

Botões (para montagem)

Cartão de memória

Imagem que deverá ser gravada no cartão de memória do software que pode ser obtida no endereço: https://www.pitrezor.com/2018/02/pitrezor-homemade-trezor-bitcoin-wallet.html

Informações sobre a pinagem realizada para conectar os botões e o display OLED também estão no site acima.

Uma case impressa 3D para a montagem pode ser obtida no endereço: https://www.thingiverse.com/thing:2984762

Abaixo a foto do RaspBerry Pi

Entretanto o projeto de uma carteira física envolvendo o RaspberryPi Zero não é tão seguro como a Trezor original pois caso se tenha acesso ao SD pode-se ter acesso as chaves privadas de sua carteira. Indo mais a fundo o projeto original do Trezor One utiliza o processador da família STM32 e é possível também criar uma carteira do tipo faça você mesmo utilizando o processador.

Para isto é necessário uma placa de desenvolvimento STM32, um adaptador conhecido como ST-Link para enviar o software ao microcontrolador, além do display Oled e botões.

Abaixo a foto da montagem realizada utilizando este outro microcontrolador.

Existem kits como o acima vendidos de maneira comercial. O passo a passo da montagem e preparação do software estão no endereço: https://mcudev.github.io/trezor-dev-kit/

Também sugiro a leitura do site https://mcudev.github.io/trezor-one-low-cost-dev-kit/index.html que dá os detalhes para a montagem utilizando uma placa de desenvolvimento.

Este segundo projeto é um pouco mais seguro pois as chaves ficam na memória do microcontrolador e, portanto, mais seguro que o primeiro projeto onde a chave fica no cartão SD. Entretanto é necessário um conhecimento mais aprimorado de microcontroladores (para trabalhar com o ST-Link) e também com software (que tem a imagem do firmware gerada manualmente direto do git do projeto).

Caso esteja interessado em utilizar uma carteira de criptomoedas segue boas sugestões:

KEEPKEY:
SECUX V20:
DCENT com fingerprint:
Categorias: Projetos

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.